O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Téiu

Nome Científico: Tupinambis merianae
Família: Teiidae
Ordem: Squamata
Distribuição: Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil ocorre em todas as regiões, exceto na Floresta Amazônica.
Habitat: Florestas, cerrados e caatingas
Alimentação: Onívoro. Alimentam-se de ovos, insetos, aves e roedores.
Reprodução: A postura está entre 30 e 36 ovos, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. É uma das poucas espécies de répteis que têm cuidado parental, guardando os ovos até a eclosão.
Vive no chão, procurando locais com sol para banhar-se, áreas com capim baixo ou com pedras. A espécie possui hábitos diurnos e terrestres.

O corpo é cilíndrico, com membros e cauda longa e robusta. Os machos adultos chegam a atingir entre 1 a 1,4 metros, considerando a cauda, os machos são maiores que as fêmeas.

O dorso apresenta barras negras transversais que se alternam com faixas transversais mais claras, com pontos negros e cinza. Os flancos são mais claros, com barras negras menos distintas e pequenos círculos brancos espalhados. O ventre é claro, com barras negras transversais e irregulares. A língua é cor-de-rosa, comprida e bífida. 

Pode ser agressivo se for perturbado, se defende bem quando atacado, principalmente dando chicotadas com a cauda longa. Quando sente alguma ameaçada próxima, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio as folhagens e capins ou fugir rapidamente, só que faz muito barulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário