O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tartaruga de Pente

Nome Científico: Eretmochelys imbricata
Família: Cheloniidae
Ordem: Testudines
Distribuição: Mares tropicais e subtropicais, com distribuição mundial (oceanos Atlântico, Índico e Pacífico). Jovem, é encontrada em todo o litoral do Nordeste. Mas o litoral norte da Bahia é o único local onde ainda há um número significativo delas.
Habitat: Recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. Durante o dia costumam descansar em grutas e saliências no interior dos recifes. Mas o mar aberto é a sua casa na fase adulta.
Alimentação: Onívora, o seu principal alimento são as esponjas (que constituem de 75% a 95% daquilo que ingerem). Mas comem algas, polvos, lulas, caranguejos, lagostas, folhas de mangue, frutas, etc. Infelizmente, inclui-se aqui, materiais plásticos.
Reprodução: O período de reprodução se divide em dois: de setembro a março, ocorre no continente; e de dezembro a junho, nas ilhas oceânicas. A desova acontece no Verão, de 2 a 5 vezes por estação. São colocados de 73 a 189 ovos por ninho. A incubação dura de 47 a 75 dias. As recém-nascidas apresentam cores escuras e têm as carapaças em forma de coração. Assim que nascem, voltam-se instintivamente para o mar. Se assim não o fizerem, ao raiar do Sol podem virar alimento de predadores como aves e caranguejos.
Conservação: Em perigo crítico.
Embora hoje esta espécie seja protegida por vários programas de educação ambiental, a tartaruga-de-pente quase foi extinta pela pesca predatória, feita mais em função de sua carapaça, então muito utilizada para a fabricação de pentes, aros de óculos, talheres e outros artefatos. Ainda está em perigo crítico.
Países como China e Japão utilizam a sua carne na alimentação. Mas em muitas nações é ilegal sua captura e comércio. Mas há que se dizer: sua beleza é inegável. O casco, que muitas vezes mede um metro de comprimento, é formado por escamas marrons e amarelas, sobrepostas umas às outras.
A tartaruga-de-pente, também conhecida como tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira, chega a pesar 150 quilos. Uma de suas peculiaridades é ter a boca em forma de bico, o que lhe permite caçar entre corais. De todas as espécies de tartarugas marinhas, a de pente é uma das mais associadas a águas tropicais.
Em geral acasalam-se em lagoas rasas perto das praias onde provavelmente irão nidificar. Nos demais períodos, são solitárias. Chegam à maturidade depois dos 30 anos e, na natureza, vivem até meio século. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário