O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Tartaruga da Amazônia

A Tartaruga da Amazônia é um Quelônio que habita o Norte do Brasil (Rio Amazonas e seus afluentes), Guianas, Colômbia e Venezuela. Apesar do nome, a tartaruga da Amazônia é na verdade um cágado. Mesmo porque, tartaruga é o nome designado especificamente para os quelônios marinhos. A tartaruga da Amazônia é também conhecida como tartaruga verdadeira.
Esse quelônio é o maior da América do Sul. A fêmea adulta pode chegar a pesar 60 kg, com aproximadamente 60 cm de largura e 90 cm de comprimento. Os machos são menores que as fêmeas. A cabeça das tartarugas é pequena e achatada. De formato oval, a carapaça da tartaruga apresenta as cores preta, alaranjada ou marfim, apresentando ainda manchas escuras de formato regular. As tartarugas têm linhas desenhadas pela cara que são diferentes em cada animal. São como impressões digitais.
As tartarugas da Amazônia são onívoras, ou seja, comem de tudo, principalmente frutas, vegetais, sementes e peixes. Seus hábitos são diurnos.
A reprodução da espécie ocorre de setembro a dezembro. Cada tartaruga enterra na areia, em uma profundidade de aproximadamente 50 cm, entre 60 a 100 ovos. Após um período que varia de 45 a 60 dias as pequenas tartarugas nascem.
A pequena tartaruguinha enfrenta o seu primeiro desafio: sobreviver aos predadores da areia até o rio. Em terra, os predadores são as aves que ficam a espreita, como o urubu, e o homem. A população da região se alimenta de filhotes ou mesmo de ovos de tartaruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário