O que procura?

domingo, 25 de julho de 2010

Surucucu do Pantanal


Nome Científico: Hydrodynastes gigas
Família: Colubridae
Ordem: Squamata
Distribuição: Em todo o Brasil.
Habitat: Pantanal, Floresta Amazônica e campos.
Alimentação: Carnívora (caça peixes, rãs e pequenos roedores).
Reprodução: Ovíparas, a fêmea desova entre 8 e 36 ovos por vez. Em geral os filhotes nascem com cerca de 20 centímetros e pesam em torno de 40 gramas. Agressivos desde pequenos, não podem ser mantidos em grupo, pois um pode atacar o outro.
A Surucucu-do-Pantanal, diferentemente da surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta), considerada a maior serpente peçonhenta do Brasil, não tem nada a ver com ela. Não só não é da mesma família (apesar do nome popular), como também não é peçonhenta. As semelhanças, dizem, referem-se talvez ao comportamento agressivo de ambas.

Quando ameaçada, ela costuma achatar a região do "pescoço", desferindo botes ameaçadores e certeiros. Tanto que a surucucu-do-pantanal também é chamada de boipevaçu (boipeva, que quer dizer "cobra chata" e açu, que significa "grande"), pelo seu porte e postura violenta.

Terrestre, ela é encontrada junto a veios d'água e chega a viver 20 anos. Fisicamente apresenta um colorido castanho-amarelado, com manchas negras pelo corpo e uma faixa negra atrás dos olhos.

Mede, em média, 2,5 metros. E tem uma tática infalível para caçar rãs: usa a própria cauda para cutucá-las sob a água e, quando saltam, as captura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário