O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Sapo - Garimpeiro

O Sapo - Garimpeiro sapo é bem vistoso, são pertencentes da ordem dos anuros (sapos, rãs e pererecas) o  Dendrobates tinctorius medem cerca de 3 a 4 cm podendo alcançar até 6 cm, existe uma coloração bem variada nessas espécies  baseada na área geográfica onde estão inseridos, a maioria na Amazônia e floresta Atlantica. A maioria são pretos tanto com manchas verdes como azul claro e  listras ou pontos pretos.
Os sapos garimpeiros vivem em florestas tropicais da América Central e América do Sul, possuem hábitos diurnos e terrestres. Alimentam-se basicamente de pequenos insetos como formigas e cupins que encontram na floresta com sua visão aguçada. Eles capturam suas presas usando sua pegajosa e retrátil língua. Em cativeiros são alimentados principalmente por grilos.
     A estação de reprodução ocorre praticamente em toda temporada de chuvas. Do meio de julho até o meio de setembro, os machos elaboram rituais para atrair atenção das fêmeas. Eles vocalizam um garganteio para que elas se interessem por eles. Uma vez que o ritual de corte se completa a fêmea deposita mais de 40 ovos em folhas. Esses ovos são envolvidos em uma substancia gelatinosa para a proteção contra a dessecação.

Durante duas semanas do período de desenvolvimento, o macho retorna aos ovos periodicamente para checá-los. Assim que se tornam girinos eles são carregados nas costas do macho por uma secreção de muco aonde são levados para o final do desenvolvimento. Precisarão de 3 meses até se tornar pequenos sapos. Em cativeiro esses animais podem ultrapassar de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário