O que procura?

domingo, 25 de julho de 2010

Sapinho Pingo de Ouro

Nome Científico: Brachycephalus ephippium
Família: Brachycephalidae
Ordem: Anura
Distribuição: Da Bahia até o Paraná.
Habitat: Matas úmidas (como a Atlântica e a da Serra da Mantiqueira), e também na região de Campinas (SP), em áreas florestais do planalto, com altitude superior a 1000 metros.
Alimentação: Não há estudos sobre sua dieta alimentar.
Reprodução: Os ovos são colocados em pequenas cavidades no solo, sob as folhas, e recobertos por detritos ou terra. A desova, sempre terrestre, é composta de poucos ovos despigmentados e ricos em reserva nutritiva (vitelo).
Conhecido também por sapinho-dourado, pingo-de-ouro e botão-de-ouro, esse sapinho é, como o próprio nome sugere, bastante vistoso. A cor pode estar associada à uma toxina presente na pele (aparentemente usada de forma defensiva contra predadores).

Por outro lado, é pequeno. Tem cerca de 2 centímetros de comprimento, com apenas dois dedos funcionais nas mãos (e três no pé). Ao contrário de outros sapos, raramente pula. Costuma caminhar de modo bem peculiar, algumas vezes no chão, outras em bromélias.

Tem hábitos noturnos e diurnos. Por vezes é encontrado em grupo, pela manhã, tomando Sol (sobretudo depois das fortes chuvas de Verão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário