O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Rã-Cachorro

Nome Científico: Physalaemus cuvieri
Família: Leptodactylidae
Ordem: Anura
Distribuição: Brasil, Argentina, Paraguai e provavelmente também na Bolívia, Guiana, Uruguai e Venezuela.
Habitat: Ocorre em corpos d'água estagnados junto à vegetação baixa. É comum no cerrado e caatinga brasileira, mas eventualmente pode ser visto em regiões de mata (como as florestas subtropicais e úmidas de baixa altitude), savanas, campos de gramíneas, lagos, terras aráveis, pastagens e até jardins rurais).
Alimentação: Larvas de besouros, minhocas e também outros invertebrados.
Reprodução: As fêmeas depositam de 400 a 700 ovos, envolvidos em uma espuma protetora. Eles ficam aderidos às gramíneas na margem da água. O tamanho e a disponibilidade das poças normalmente influenciam o número de desovas/ano.
Anfíbio de hábitos noturnos, a rã-cachorro tem características físicas muito específicas: a cabeça e o dorso são marrons, com faixas laterais escuras e irregulares, e a parte interna das coxas e a região inguinal (virilha) são avermelhadas. Mas um detalhe, presente só nos machos, chama a atenção: a garganta negra.
É justamente essa composição visual que ajuda a rã-cachorro a se camuflar facilmente no chão coberto de folhas. Geralmente assume posição semi-flutuante nos alagados do terreno. Mas apesar disso, tem como principais inimigos as cobras e os lagartos. A sua vocalização parece um latido de cachorro, daí o nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário