O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quati


Nome Científico: Nasua nasua
Família: Procyonidae
Ordem: Carnivora
Distribuição: Colômbia, norte da Argentina e Uruguai.
Habitat: Florestas.
Alimentação: Frugívoros e, vez ou outra, carnívoros.
Reprodução: As fêmeas se separam do grupo para construírem seus ninhos em árvores. Tem gestação de 10 a 11 semanas. Podem nascer de 2 a 7 filhotes. Eles só abrem os olhos depois de 11 dias. Com 5 semanas saem dos ninhos e aos 15 meses, já são considerados adultos. A maturidade sexual ocorre aos 2 anos.
Os quatis passam a maior parte do tempo de vida (estimado em 15 anos) sobre as árvores. Para isso, formam grupos de 4 a 20 indivíduos, que se dividem na tarefa de procurar alimentos. Para isso, chegam a andar dois quilômetros.

Quando este animal não está aos pares (no período reprodutivo) ou fazendo parte de um grupo, costuma viver solitariamente. Quando há escassez de frutas, sua comida preferida, aumenta a quantidade de animais em sua dieta, que podem ir de aves e insetos, a vermes, larvas e minhocas.

Como são animais diurnos, os quatis normalmente escolhem o alto das árvores para descansar à noite. Aliás, dormem enrolados, como se fossem uma bola. Só desce ao amanhecer.

Relativamente pequenos, seu peso varia de 3,5 a 6 quilos. Os machos normalmente são maiores do que as fêmeas. Embora não goste de água, costuma nadar bem. Na estampa, tem dorso marrom escuro e a cauda comprida, peluda e malhada de branco e preto. A face e o focinho são alongados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário