O que procura?

terça-feira, 27 de julho de 2010

Periquito Rei

Nome Científico: Aratinga aurea
Família: Psittacidae
Ordem: Psittaciformes
Distribuição: Desde a margem Sul do Rio Amazonas até o Paraná. Também ocorre ao Norte deste mesmo rio, mas em regiões específicas do Pará e do Amapá. Fora do Brasil é encontrado no Suriname, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Habitat: Cerrado, mata secundária, campos de cultura e manguezais.
Alimentação: Esta ave costuma usar as patas para segurar o alimento e levá-lo à boca. Come basicamente sementes. Das polpas de fruta, só gosta de uma, a do caju.
Reprodução: A fêmea desta ave costuma nificar especialmente em ocos de palmeiras, mas também constrói seu ninho em outras árvores. É comum se reproduzir também em buracos de rocha erodidas e em barrancos.
Monogâmico, o periquito-rei, depois que escolhe sua parceira, fica com ela para toda a vida. Conhecido também como periquito-estrela, aratinga-estrela, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela, ele possui 27 centímetros de comprimento e pesa cerca de 84 gramas.

É, indiscutivelmente, um dos mais conhecidos e abundantes entre os indivíduos da família Psittacidae. Chama a atenção a sua testa e o contorno dos olhos, com plumagem em tom amarelo-vivo.

Uma curiosidade: o periquito-rei costuma usar o bico como uma espécie de terceiro pé, que o ajuda a escalar a ramaria.

Frequentemente é visto em bandos. Também desloca-se com bastante velocidade, fazendo uma série de rápidas batidas com as asas, intercaladas com outras de asas fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário