O que procura?

terça-feira, 27 de julho de 2010

Periquito Maracanã

O Periquitão-Maracanã (Aratinga leucophthalmus), também conhecido por aratinga-de-bando, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae.
Trata-se de uma ave quase inteiramente verde, com manchas vermelhas na altura do pescoço e coberteiras inferiores das asas vermelhas e amarelas, que variam dependendo da idade da ave. Mede, em média, entre 30 e 32 cm.
Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades. É ave adaptável a ambientes alterados pelo homem. O Periquitão-Maracanã se alimenta, principalmente, de frutossementes porém pode se alimentar também de insetos e bagas.
Vivem em bandos grandes, compostos de 30 a 40 aves ou mais e dormem coletivamente. em variados lugares. Os casais, no entanto, nidificam isoladamente em ocos de pau, paredões de pedra, e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantém-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos psitacídeos, não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário