O que procura?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Papagaio do Mangue



Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome popular: Papagaio-do-mangue
Nome científico: Amazona amazonica
Distribuição geográfica: Bordas e florestas de todo Brasil
Habitat: Regiões montanhosas
Hábitos alimentares: Frugívoro e granívoro
Reprodução: 3 ovos que eclodem após 29 dias de incubação
Período de vida: Aproximadamente 40 anos

O Papagaio-do-Mangue (Amazona amazonica) vive nas matas do litoral atlântico, atingindo os manguezais, onde faz seus ninhos nos maiores troncos da floresta. Pode voar para ilhas com cobertura vegetal densa para pernoitar ou nidificar quando estas apresentam mais segurança contra a predação humana que o continente. Como sugere seu nome, é também muito comum na Amazônia. Mas é possível encontra-lo em todo Brasil, inclusive em parques de cidades onde existem grandes áreas verdes e parques como Goiânia, capital de Goiás. As vezes fazem ninhos até nas casas e edifícios. É uma ave muito inteligente e aprende rápido a "falar".
Com cerca de 31 cm de comprimento, é um dos menores do gênero Amazona. Possui coloração predominantemente verde, apresentando uma marcação azul acima dos olhos. Freqüentemente, apresenta testa e “bochechas” amarelas. Quando em vôo, pode-se perceber a coloração alaranjada de suas asas.
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas como muitas espécies de papagaio, também sofre com o tráfico de animais e perda de habitat.
É encontrado desde a Colômbia, Venezuela, Guianas e todo o Brasil até o estado do Paraná. Podem ser vistos voando aos pares ou em bandos, á procura de frutas e sementes das quais se alimentam.

Um comentário: