O que procura?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Papagaio de Cara Roxa

Nome popular: Papagaio-de-cara-roxa
Nome científico: Amazona brasiliensis
Hábitat: Florestas do litoral
Quanto mede: 36 centímetros
Onde vive: Litoral de São Paulo e Paraná
O que come: Frutos, sementes
Filhotes: Até quatro ovos, sempre postos no mesmo ninho. 


O Papagaio de cara roxa (Amazona brasiliensis) é uma das aves que estão sob risco de extinção no mundo. A espécie é endêmica de uma região, isto é, somente é encontrada em um único lugar no mundo. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que vai do litoral sul de São Paulo, atravessa a costa do Paraná e chega até o extremo norte do litoral de Santa Catarina. As principais causas do declínio da população do papagaio-de-cara-roxa, ou chauá – como também é conhecido – são o desmatamento, a extração de árvores e plantas que são utilizadas como alimento e abrigo pela espécie e a captura clandestina de filhotes e adultos para o comércio ilegal. É um dos animais mais cobiçados pelos traficantes de animais para o exterior, onde ele chega a custar até 1.000 doláres cada ave, o desmatamento das matas e o tráfico de animais, vem contribuindo com sua extinção, hoje é cada vez mais raro ver um Papagaio de cara roxa na natureza.São aves muito belas, isso desperta a cobiça por dinheiro. Possuem belas penas.  
Os caçadores apanham seu filhote. Destróem seu ninho. Derrubam a mata. A caça e a venda desta ave é proibída por lei!
Ele quer continuar vivendo aqui. Como você, que também é filho desta terra. E ambos têm este direito.
Mostre o seu orgulho por esta ave.!
Permita que esta criatura inteligente, continue voando livre por estes céu do nosso Brasil!

3 comentários:

  1. eu tenho acompanhado um bando dessas aves aqui no litoral do paraná, elas passam a uma altura que mal da para ver elas, só da para identificar pelo som que elas emitem

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta materia,e estou usando-a para um trabalho escolar,adoreii mesmo saber sobre esta especie,voce poderia,publicar sobre a Ararinha Azul que ja foi extinta,gostaria de saber sobre ela,fiquei triste quando soube que ela não ta mais aki !

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Hacheley sou estudante de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Atualmente, estou fazendo uma pesquisa para o laboratório de ornitologia - (https://labornitologia.wordpress.com/2015/09/) sobre etno-ornitologia conhecimento popular da avifauna do rio Poruquara no Município de Guaraqueçaba, localizadas no Paraná, um estado do sul do Brasil.
    Parte da minha metodologia inclui a elaboração de um gráfico com imagens de diferentes aves para pessoas locais para apontar e me fornecer informações sobre elas. Estou escrevendo este e-mail, te perguntando se eu poderia obter permissão para usar a imagem abaixo para minha pesquisa e como devo fazer isso.
    https://www.google.com.br/search?q=papagaio+da+cara+roxa&safe=active&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwidtLKE5pbXAhUDGpAKHe2uDJEQ_AUIDCgD&biw=1366&bih=637#imgrc=0zZRvJI_b4d-MM:
    Qualquer dúvida ou dúvida, fique à vontade para perguntar. Ficarei feliz em detalhar a pesquisa tanto quanto necessário.
    Obrigado pelo seu tempo,
    Hacheley

    ResponderExcluir