O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pacu

Nome Científico: Myleus micans
Família: Serrasalmidae
Ordem: Characiformes
Distribuição: Encontrado no rio São Francisco e no rio das Velhas (em Minas Gerais). Mas vale dizer: o rio São Francisco percorre uma extensão de 2700 quilômetros, em área de 631.133 quilômetros quadrados e área de 7,4% do território brasileiro.
Habitat: Rios de água doce. Podem ser encontrados ainda em lagos e florestas inundadas, pedrais e corredeiras.
Alimentação: Essencialmente herbívoro (que se alimenta de vegetais). São chamados de comedores de sementes. Durante as estações de seca e chuvosa, macrófitas aquáticas e algas filamentosas são os principais alimentos.
Reprodução: Embora não exista padrão entre as estratégias e táticas reprodutivas, a espécie apresenta profundas modificações das células germinativas primordiais desde a maturação inicial até o momento da desova, que é total. Os pais não tomam conta dos filhotes.
Este peixe, conhecido também por pacamão, pacu-prata, pacu-cd-do-são-francisco, pacu-azul ou simplesmente pacu, é endêmico da bacia do São Francisco.

A exemplo dos demais membros desta família, têm corpo alto e comprido, nadadeira dorsal longa, espinhos na quilha ventral e escamas pequenas e prateadas. Mas é nas barbatanas que apresenta seu grande diferencial frente aos demais: elas são mais avermelhadas, diferentemente dos encontrados na bacia do Prata, em tons amarelos.

A pesca deste peixe está proibida quando ele apresenta tamanho inferior a 40 centímetros (de acordo com portaria do Ibama). O gênero Myleus conta com 15 espécies

2 comentários: