O que procura?

sábado, 17 de julho de 2010

Mutum

Mutum é uma ave da qual possui várias espécies, sendo várias espécies dessas aves ameaçadas de extinção. Tais animais possuem uma plumagem geralmente negra, com topete com penas encrespadas ou lisas e bico com cores vivas. As principais espécies são;

 Mutum do Nordeste 
O mutum-do-nordeste ou mutum-de-alagoas (Mitu mitu mitu) é uma ave da família Cracidae encontrada originariamente na Mata Atlântica brasileira.
Atualmente extinta na natureza devido à destruição de seu habitat para o plantio de cana-de-açucar e pela caça desregrada, no Nordeste brasileiro, daí a sua denominação.
Seus últimos registros datam de 1978, 1984 e 1987. A população total da ave em cativeiro era de 60 em 1986 e 34 em 1993. Hoje em dia, ultrapassa os 100.

Mutum do Sudeste 
O mutum-do-sudeste ou mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii) é um mutum que habita estritamente as florestas do Sudeste do Brasil, estando ameaçado de extinção. Tais aves chegam a medir até 84 cm de comprimento, sendo que os machos possuem plumagem escura, bico com base vermelha sem carúncula maxilar, abdome branco e pernas negras. 





Mutum de Penacho
O Mutum-de-penacho (Crax fasciolata) é um cracídeo encontrado no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.É  muito comum no Pantanal e Cerrado , sendo fácil de se ver em natureza, principalmente nos Estados de  MT, GO e BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário