O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Macaco Barrigudo

Nome Científico: Lagothrix cana
Família: Atelidae
Ordem: Primates
Distribuição: Natural da América do Sul, habita na Bolívia, Peru e Brasil, mais precisamente nos estados de Rorâima, Pará, Amazonas, Acre e Mato Grosso.
Habitat: Vivem em bosques espessos de florestas primárias chuvosas e montanhosas, principalmente na vasta região da Amazônia.
Alimentação: Frutas (74%), mas também de folhas, sementes, insetos e aracnídeos.
Reprodução: A gestação é de 225 dias. Nasce um único filhote, de coloração bem mais clara que os pais, geralmente entre agosto e dezembro. O desmame se dá aos 5 meses, quando o filhote já caminha sozinho.
O macaco-barrigudo tem características físicas bem específicas, como uma cabeça bem arredondada de pelos curtos (que não passam de um centímetro) e a pelagem do ventre longa e escura (daí a impressão de barrigudo).
Em média, pesam 7 quilos, mas já foram encontrados indivíduos com 10. Raramente descem ao chão. Ou seja, preferem estar e descansar nas árvores mais altas da mata densa.
Em geral andam em bandos de até 20 indivíduos, devidamente equilibrados no número de machos e fêmeas. Mas também podem se dividir em sub-grupos, que têm por volta de 7 macacos.
Curiosamente, o barrigudo é meio tardio sexualmente (a maturidade sexual só ocorre entre 4 e 5 anos). A última reprodução da fêmea se dá aos 20 anos. Depois disso, este primata vive mais 5 anos (em média).

Nenhum comentário:

Postar um comentário