O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Jacutinga

Jacutinga é uma ave que possui plumagem negra brilhante, com manchas brancas nas asas e as penas do píleo (alto da cabeça) também são brancas, além de bastante alongadas e eriçáveis. Face toda emplumada de negro, com região perioftálmica (em volta do olho) nua, de cor branco-gesso. A base do bico é azulada.O macho é mais robusto do que a fêmea, ele é mais colorido, usando sua coloração para atrair a fêmea na época do acasalamento.Gosta de se alimentar de frutas, insetos, palmito, que aliás é seu alimento predileto.São monogâmicos (possuem somente um/a parceiro/a) e o macho alimenta a fêmea. Podem fazer posturas sobre galhos grossos, ramificações de troncos e rochas, quase sem material de construção.Põe cerca de 2 a 3 ovos brancos resistentes, com convexidade igual nas duas pontas.Leva cerca de 28 dias para choca-los. Os filhotes já nascem com os olhos abertos e movimentam-se livremente, apesar de sempre acompanhados pela mãe, abrigando-se sob sua cauda ou suas asas. Mesmo empoleirados, enquanto seu tamanho lhes permite, abrigam-se embaixo das asas da mãe durante o seu desenvolvimento. A Jacutinga  é encontrada em grandes populações nos Estados do Sudeste e Centro - Oeste do Brasil, também ocorrendo na Argentina, Paraguai e Bolívia.
O desmatamento e a caça predatória, reduziram drasticamente as suas populações, sendo atualmente uma espécie em vias de extinção.
Diversos programas de reprodução em cativeiro têm sido bem sucedidos, com a reintrodução sistemática dessas aves na natureza. E´uma ave curiosa porque a Jacutinga é nômade, ela fica em lugar até os alimentos acabarem, depois segue para outro lugar acompanhando a frutificação das árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário