O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ferro - Velho

Nome Científico: Euphonia pectoralis
Família: Fringillidae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: O ferro-velho é avistado em Alagoas, Bahia, e de Minas Gerais, em direção a Oeste, até o Mato Grosso. E, em direção ao Sul, até o Rio Grande do Sul. Também há registros desse pássaro no Paraguai e Argentina.
Habitat: No interior e nas bordas das florestas, sempre à altura da copa.
Alimentação: Frutas e insetos.
Reprodução: A discrição e segurança são um traço deste pássaro. Tanto que ele constrói o seu ninho (esférico e com entrada lateral) em lugares já abrigados, como no meio de um penacho de coqueiro ou entre as folhas do gravatá. Por temporada, o ferro-velho tem de duas a três ninhadas. A cada uma são postos de 2 a 5 ovos. Depois de 15 dias de choco, nascem os filhotes. A maturidade sexual deles será aos 12 meses.
Ele é relativamente pequeno (não passa de 11,5 centímetros), mas chama uma atenção danada, sobretudo em função da plumagem do macho, que tem um notável tufo amarelo berrante bem ao lado do peito.

Nas partes superiores, a garganta e o peito propriamente dito, o tom é azul-metálico. A fêmea, a exemplo de outras espécies, é mais ?apagada?, mesclando a cor olivácea com cinza.


Conhecido também como alcaide, gaita, gaturamo-rei, serrador e tieté, geralmente ele vive solitário ou, no máximo, em pequenos grupos.


Quando canta, o som é rouco. Já a sua voz é forte e metálica.















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário