O que procura?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cutia

Nome Científico: Dasyprocta leporina
Família: Dasyproctidae
Ordem: Rodentia
Distribuição: Do Sul do México, passando pela América Central até o Norte da Argentina, Paraguai, Uruguai e em todo o Brasil.. Também ocorrem na Venezuela, Guiana Francesa e na Amazônia brasileira.
Habitat: Vivem em lugares úmidos apropriados, em baixas altitudes, em florestas secas decíduas e verdes. Mas a espécie pode viver também em florestas perturbadas, secundárias, de galeria, além de jardins e plantações.
Alimentação: Frugívora, também costuma procurar e esconder reservas de sementes, em vários locais da sua área de vida.
Reprodução: Para começar, são monogâmicas. O casal costuma se formar nos períodos de maior disponibilidade de alimentos. O ritual de acasalamento inclui vários cerimoniais, como lançar jatos de urina na fêmea ou vibrar a cauda. A gestação varia de 104 a 120 dias. As cutias dão a luz precocemente, parindo entre um e dois filhotes. Pode ocorrer até duas gestações por ano. As primeiras crias em geral nascem entre abril e maio. Se houver a segunda, é em julho ou agosto. Os jovens nascem peludos e de olhos abertos. A fêmea os protege, quando pequenos, nos ninhos. Nem o macho se aproxima neste período. Os filhotes acompanharão a mãe na procura de alimentos apenas quando estiverem em segurança. A maturidade sexual ocorre aos seis meses. As cutias jovens dividem seu território com seus pais até serem expulsas.
Em função do hábito de procurar e esconder sementes (a atividade de farejar e comer ocupa, em média, mais de 50% de seu tempo), as cutias são consideradas importantes dispersoras de espécies vegetais.

O gênero a que pertencem, Dasyprocta, é o mais numeroso da família (são 11 ao todo). Embora sejam de hábitos diurnos, as cutias podem tornar-se noturnas ou crepusculares em função de uma eventual interferência humana (quando é caçada, por exemplo) ou de seus predadores naturais.

Aliás, quando assustadas, emitem uma espécie de "latido" de advertência para alertar os membros da família. Para enfrentar um inimigo em potencial, eriçam os pêlos longos posteriores, só para dar a impressão de que elas "aumentaram" de tamanho.

Uma curiosidade: das 4.629 espécies de mamíferos conhecidas na Terra, 2.021 (ou 43,7%) são roedores. A família Dasyproctidae, tem como característica física animais de porte avantajado, adaptados à vida terrestre. As garras anteriores são arqueadas ligeiramente, indicando a capacidade de escavar. Já os membros posteriores, maiores, capacitando-as para o salto. A dentição também é altamente especializada para roer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário