O que procura?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cachorro-do-Mato

Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Nome popular: Cachorro-vinagre, mas também é chamado de Cachorro-do-mato.
Nome científico: Speothos venaticus
Distribuição geográfica: América Central e América do Sul
Habitat: Floresta
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: Gestação de 67 dias
Período de vida: Aproximadamente 10 anos

O cachorro vinagre é da Família Canidae e são os menores canídeos silvestres do Brasil. O comprimento do corpo varia entre 575-750mm, sua altura entre 120-50mm e o peso pode chegar a 8kg. Sua pelagem é de coloração marrom ocráceo, e quase preta na parte de baixo do pescoço, no ventre, nas patas e na cauda. O dorso possui uma cor marrom amarelada. Este cachorro possui orelhas pequenas, patas curtas e habitam matas e campos.
A gestação dura entre 65 e 80 dias, nascendo geralmente 3 a 4 filhotes que desmamam com 2 a 3 meses de idade. São os mais sociais dos canídeos do Brasil, podendo reunir-se em matilhas familiares e hierarquizada de 4 a 10 indivíduos. Sua distribuição vai desde o Panamá, Colômbia, Venezuela, Guianas, grande parte do Brasil, Equador, Peru, Bolívia Paraguai e Argentina. São animais que capturam pequenas presas como insetos, mas quando em grupos capturam pacas, gambás, patos, rãs, cutias.
Em cativeiro alimentam-se de ração balanceada ,carne crua e frutas. Quando em bandos vocalizam sons variados e agudos que são para comunicação no interior da mata. O cachorro vinagre, apesar de possuir ampla distribuição, é uma espécie rara e pouco conhecida da América do Sul.
São ótimos cavadores e com suas unhas abrem galerias no chão. Abrigam-se em ocos de árvores e buracos de tatus. Em cativeiro, costumam sair pela manhã e a tarde ficam em seus abrigos.
Pouco se sabe sobre a biologia desta espécie, as informações existentes foram adquiridas a partir de animais de zoológicos e criadouros. Por isso criou-se um plano de manejo de cachorro vinagre para garantir a sobrevivência e perpetuação da espécie em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário