O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ararajuba

Nome Científico: Guarouba guarouba
Família: Psittacidae
Ordem: Psittaciformes
Distribuição: Ocorre somente no Brasil, nos estados do Maranhão e Pará, com registros recentes para o Mato Grosso e Rondônia.
Habitat: Florestas de terra firme.
Alimentação: Seu alimento predileto são os cocos do açaí, mas alimenta-se de outros frutos.
Reprodução: A reprodução pode ocorrer entre novembro e fevereiro, embora existam também relatos de aves se reproduzindo em outubro. Põe 9 ovos (geralmente 4) que eclodem após 29 dias de incubação.
Conservação: Ameaçada de extinção.

Seu nome vem do tupi e significa "arara-amarela". Tem o mesmo porte de um papagaio, mas com a cauda comprida, mede 34 cm. A ararajuba apresenta as cores da bandeira brasileira (amarela com as pontas das asas verdes).
São muito sociáveis, mesmo no período reprodutivo. Os grupos de ararajubas podem variar de três a trinta indivíduos, dormem coletivamente em cavidades naturais em árvores. São mais silenciosos, podem se divertir numa copa de árvore alta sem ninguém perceber, penduradando-se pelo bico, batendo as asas.
É uma espécie muito cobiçada por comerciantes ilegais de aves, o que também contribuiu significativamente para a diminuição das suas populações na natureza, além da perda acelerada do seu habitat.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário