O que procura?

domingo, 25 de julho de 2010

Aracuã do Pantanal

Nome Científico: Ortalis canicollis
Família: Cracidae
Ordem: Galliformes
Distribuição: Ocorre da Bolívia à Argentina e no Brasil apenas no sudeste do Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul e Goiás.
Habitat: Matas secundárias, ciliares, capoeiras, carandazais e bacuzirais.
Alimentação: Folhas, frutos, sementes e flores, além de lagartas.
Reprodução: O período reprodutivo vai de agosto a fevereiro. Os ninhos são feitos com galhos, cipós e folhas, em formato de plataforma. São postos de 2 a 3 ovos alaranjados ou de cor creme-escuro, chocados durante 28 dias. Um ou dois dias após o nascimento, os filhotes já voam, acompanhando os pais ou grupo pelas árvores. Para dormir, empoleiram-se ao lado de um adulto, que os protege com as asas entreabertas.
Mede 54 cm. E seu peso chega a 600 gr. Não há como negar: o som produzido pelo aracuã nas manhãs e tardes do Pantanal domina a paisagem. E o efeito é em cascata: um casal ou grupo começa a gritar e, em pouco tempo, outros começam a responder, em uníssono. O canto do macho é mais grave do que o da fêmea.

Brincam que o primeiro diz "quero matar", enquanto a segunda arremata com um "quero casar". Seja como for, eles não passam despercebidos nas matas. Na silhueta, lembram uma galinha. Aliás, o aracuã sempre foi muito apreciado como peça de caça.

Detalhe: vive mais no alto das árvores, desce pouco no solo. E também são bastante territoriais. Aracuãs de outros grupos são frequentemente atacados, se bem que costumam também brigar entre si. Como galos, usam bicos, asas e pés nessas disputas. Chegam, inclusive, a freqüentar o terreiro das residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário