O que procura?

domingo, 25 de julho de 2010

Araçari Banana

O Araçari -Banana é uma espécie de tucano. É facilmente reconhecido por uma característica que é inconfundível: o seu enorme bico.
O Araçari Banana é um espécie do Sudeste e Sul do Brasil. Seu tamanho é mediano, com cerca de 36 cm de comprimento total. Seu enorme bico é de cor oliva, com vermelho até a base. As partes superiores também são de cor oliva escuro, mais brilhante e amarelado na frente, e o uropígio – Apêndice triangular formado pela reunião das últimas vértebras das aves e no qual estão implantadas as penas da cauda. – é de cor vermelha intensa; as partes inferiores apresentam uma cor amarelo-açafrão. O enorme bico do Araçari surpreende por ser forte e ao mesmo tempo muito sensível, combinando robustez e ligeireza. Consegue isso graças a uma série de lâminas ósseas que se convertem em um sólido apoio para a parte córnea do bico, de resto oco no seu interior, podendo trabalhar até com pequenos frutos, mostrando uma incrível destreza da ave.
As fêmeas e os machos são bem parecidos, exceto pelo diferença no comprimento do bico, que na fêmea é quase um terço menor do que no macho. 
Possui uma coloração inconfundível em razão do colorido amarelo.alimenta das frutinhas do palmito quanto de insetos e até ovos de filhotes de outras aves. Aliás, chegam até a ser temidos e conhecidos como “pilhadores de ninhos”. Quanto atacam uma colônia de  Guaxos (Cacicus haemorrous) só param de comer seus ovos e filhotes quando empanturrados, fazendo assim um grande estrago.
Seus hábitos são diurnos. Vivem em bandos de sete a 10 aves. O Araçari Banana escolhe locais bem interessantes para fazer seus ninhos como em ocos de árvores e cupinzeiros. Muito esperto ele se aproveita do ninho já feito anteriormente por outras aves como por exemplo o pica-pau, onde põe de dois a quatro pequenos ovos, elípticos e brancos. Quando tem ovos ou filhotes são super cautelosos, o que dificulta a descoberta do ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário