O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Anta

Nome Científico: Tapirus terrestris
Família: Tapiridae
Ordem: Perisodactyla
Distribuição: Venezuela, Colômbia, Paraguai, norte da Argentina, leste dos Andes e Brasil.
Habitat: Florestas densas ou abertas, primárias ou alteradas e mesmo cerradões e cerrados.
Alimentação: Ramos jovens, galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvoresm, folhas de palmeiras, de arbustos e de árvores, mas também consomem uma quantidade substancial de frutos (ex.: cajá, jamelão, açaí, dendê).
Reprodução: O período de gestação dura de 335 à 439 dias. Gera um filhote por gestação, que nasce listrado para se camuflar, acompanhando a mãe o tempo todo durante 18 meses a 2 anos.
Conservação: Ameaçada de extinção.
A anta é o maior mamífero herbívoro do Brasil. Durante o dia a anta permanece entre a vegetação da floresta. Ao anoitecer o animal emerge para ir em busca de alimento nas matas e pastos.

Desempenha o papel de dispersor de sementes. Normalmente toma banhos, tanto de água quanto de lama, que ajuda a se livrar dos parasitos de sua pele. Ela mede até 2 metros de comprimento, o peso varia entre 150 a 250 kg, altura 77-108 cm, o comprimento da cauda é 8 cm, tem focinho alongado com uma pequena tromba.

As pernas são curtas e geralmente negras. O pêlo é uniforme, a coloração mais comum é marrom acinzentado, a face é geralmente mais clara. Esta espécie utiliza um curso d'água, uma lagoa ou mesmo grandes poças para se refrescar e se esconder. No mundo existem apenas quatro espécies do mesmo gênero Tapirus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário