O que procura?

terça-feira, 27 de julho de 2010

Acará Bandeira

Nome Científico: Pterophyllum scalare
Família: Cichlidae
Ordem: Perciformes
Distribuição: Originário do Amazonas, mais precisamente dos rios Orinoco, Amazonas, Negro e Tapajós. É também encontrado nas Guianas.
Habitat: Em condições naturais, as águas doces da região amazônica.
Alimentação: Pequenos crustáceos, peixes miudinhos, larvas e vegetais
Reprodução: Ovíparo. A fêmea libera os ovos em folhas e pedras. Ao macho cabe fecundá-los imediatamente. Em até 72 horas os alevinos eclodem e permanecem no saco vitelínico, em média, por mais 48h. Depois, nadam observados pelos pais. Com um ano estão aptos à reprodução.
Espécie ornamental bastante conhecida, o acará-bandeira é um peixe original da Bacia Amazônica, que chega a atingir 18 centímetros de comprimento. É difícil achar quem não admire a sua elegância plástica.

No desenho físico, tem corpo triangular e lateralmente achatado. A sua coloração varia em tons de cinza claro e escuro. Eventualmente apresenta até faixas mais escuras. Todas as suas nadadeiras (dorsal, caudal e anal) são bem desenvolvidas.

Também conhecido pelos nomes de acará-bandeira-comum, acará-de-véu, acará-fantasma, acará-fumaça, acará-negro, buvuari, buxuari e piraquenanã, este peixe normalmente vive em pequenos cardumes e é considerado bastante pacífico.

Esse comportamento só muda quando forma um casal ou está na época da desova: ficam territoriais e agressivos com os demais peixes (da sua espécie ou não). Aliás, durante a reprodução, tornam-se mais bonitos, tingindo-se de ricos coloridos, que vão de um azul nos flancos a manchas vermelhas na base das nadadeiras, com reflexos metálicos na região post-orbital.

Monogâmicos, quando escolhem um par, não voltam a se acasalar com outro. É fidelidade até a morte. Em cativeiro, chegam a viver 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário